Apesar de enormes, as girafas precisam dormir pouco. Elas são os mamíferos com o sono mais curto, necessitando dormir no máximo cerca de apenas 30 minutos por dia, principalmente para poderem se proteger dos predadores. O período médio de sono de uma girafa é 2 horas, mas nem sempre chega a isso. Os machos podem chegar a medir 5,3 m de altura e 230 kg, seu pescoço pode variar de 1,8 a 2,4 m de comprimento. Isso dificulta não só em se posicionar para dormir, mas também para encontrar água. Por esta razão, eles ficam a maior parte de sua água das plantas que comem, e só precisa de beber água a cada poucos dias. Aposto que você nunca tinha pensado como era difícil a vida de uma girafa…

sleeping-giraffe-1__880 sleeping-giraffes-1__880 sleeping-giraffes-4__880 sleeping-giraffes-6__880


Cumulus é um espaço que lembra nuvens, feito para descanso, projetado por Jordi Iranzo, Stefanie Rittler como trabalho de graduação, para a Universidade de Arte e Design, em Halle, na Alemanha. A pele de tecido permeável desta instalação permite uma grande umidade no espaço, assim os visitantes se sentem dentro de uma nuvem. Cumulus foi instalado no campus da universidade durante o desfile de formatura em julho de 2014. Os designers estão agora à procura de oportunidades para instalar o trabalho em festivais, museus e galerias, além de uso da construção como uma tela de projeção de 360 ​​graus.

Cumulus-a-space-for-calm-installation_dezeen_468_2 Cumulus-a-space-for-calm-installation_dezeen_468_6


Zemer Peled é uma artista israelense de 32 anos que estudou arte em design e hoje desenvolve um trabalho em cerâmica que examina a beleza e a brutalidade do mundo natural. Em 2010 a artista foi estudar em Londres, na Royal College of Art, onde fez seu mestrado em cerâmica e lá começou a desenvolver suas belas obras. Para Peled, “Minha linguagem escultórica é formada por paisagens circundantes e natureza, envolve-se com temas como memórias, identidade e lugares.” As belas peças de porcelana são transformadas em esculturas delicadas vistas de longe, que de perto se desdobram em milhares de cacos de porcelanas rígidos e afiados.

ceramic-shard-sculptures-zemer-peled-5 ceramic-shard-sculptures-zemer-peled-6 ceramic-shard-sculptures-zemer-peled-10 ceramic-shard-sculptures-zemer-peled-13


Na vila Teguidda-n-Tessoumt vivem 50 famílias que supervisionam a histórica produção de sal da região. A vila inteira é marcada por centenas de lagoas e, por conta do deserto do Sahara, o sal não vem do mar, mas é extraído da argila. Os homens retiram a argila, depositando-as em lagoas de decantação. A água salgada é retirada por um calabash (utensílio feito a partir da casca de uma cabaça) e levada para as lagoas de evaporação menores. A função das mulheres é remover os cristais de sal das lagoas de evaporação, e depois limpá-las. As crianças monitoram o processo de secagem. A maior parte do sal, é vendido nos mercados das cidades maiores na orla do deserto. O sal bruto não é usado para o consumo humano, mas como um complemento para a dieta dos animais domésticos.

salt-works-teguidda-n-tessoumt-1[6] salt-works-teguidda-n-tessoumt-4[9] salt-works-teguidda-n-tessoumt-7[5]


A baleia jubarte, também conhecida como baleia preta, baleia corcunda é um mamífero marinho que vive em mares do mundo todo. É uma espécie protegida desde 1967 que se alimenta apenas no verão e vive de suas reservas de gordura no inverno. Amigáveis e dóceis, vivem sozinhas e quase não interagem umas com as outras, apenas no verão para se alimentarem. Porém, essas imagens, mostram várias pessoas que tiveram a incrível experiência de nadar com estes solitários do oceano. O Reino de Tonga , na Oceania , é um dos melhores lugares para nadar com as baleias jubarte, lugar onde as fotos foram registradas.

CraigParryPhotography-6__880 Whale-Diving-Dive-With-Whales-Tonga-1 Whale-Diving-Dive-With-Whales-Tonga-2 (1)


Todo mundo estava esperando e ele chegou!!

Nosso concurso  “Você fotógrafa da UseNatureza, seu bichinho modelo” está de volta, já na terceira edição. As inscrições começam hoje e vão até 02 de junho!! É só se inscrever no nosso site https://usenatureza.com/concursocultural e enviar uma imagem caprichada do seu bichinho. As 100 melhores fotos serão selecionadas por nós,  até o dia 10 de junho e postadas no nosso Facebook . Os autores das 30 imagens mais curtidas ganharão, dia 22 de junho, uma camiseta personalizada com a foto do seu animalzinho de estimação.
Vamos lá!! Queremos que você mostre pra todo mundo o quanto seu bichinho é lindo por natureza!!
1face 2face 3face


Tiny House Swoon é um site que apresenta imagens de belas casas pequenas, buscando inspirar as pessoas. Fotógrafos e leitores podem envias imagens que serão creditadas pelo site, que já recebe mais de 1000 visitas por dia. Todas as fotos devem ser 900 pixels de largura ou maise não podem ser copiadas no site. Uma das casas do site é a DublDom, uma casa modular em série, projetada para ser transportada e instalada em um dia. A casa tem todas as funções necessárias, eletricidade, água e esgoto.

Veja mais: http://tinyhouseswoon.com/dubldom/

doubldom-1 doubldom-3d570f47d214d1d691d7cc4da5bb59597


Imagine andar pela cidade e de repente encontrar uma florzinha e uma mensagem inspiradora!! É esse o projeto Letras Garrafais, de Alessandro Novello, que recicla garrafas que iriam para o lixo, escrevendo nela frases inspiradoras e espalhando gentileza pela terra da garoa. No Instagram, o artista posta as fotos de cada garrafa que espalha por São Paulo e marca o endereço, quem quiser pode encontrar a sua e levar para casa.

letras-engarrafadas17letras-engarrafadas6letras-engarrafadas11letras-engarrafadas13


Alguma dúvida de que a natureza é perfeita? Muitas plantas tem medidas fixas para crescer. O padrão mais persistente é a famosa sequência de Fibonacci. Nela cada número é criado através da soma de dois anteriores; a partir de 1 1 2 3 5 8 13 21 … até ao infinito. Alguns exemplos destas plantas são:

Brócolis Romanesco, conhecido como couve-flor românica, sua forma é uma aproximação natural de um fractal.

Aloe polyphylla, é endêmica na África do Sul e por causa de sua impressionante simetria, espiral de cinco pontas, é muito procurada como planta ornamental, mas geralmente morre logo, se removida de seu habitat natural.

Já a cabeça da semente de girassol segue a espiral de Fermat que se baseia a seqüência de Fibonacci.

romanesco-broccoli[2]aloe-polyphylla-1[2] sunflower[2]


Iêmen é um país deserto na Península Arábica, sem rios permanentes, mas com vales de rios sazonais, chamados de “Wadi”, que permanecem secos no inverno. Um deles é Wadi Hadramaut,onde os hadhramis vivem em casas construídas de tijolos de barro, piso em madeira e vários andares de altura. A cidade mais famosa de Wadi Hadramaut é Shibam, também chamada de “Manhattan do deserto”, por ter cerca de 500 casas de taipa, entre 5 e 11 andares de altura. Wadi Dawan é um afluente do Wadi Hadramut e que também contém inúmeras cidades e aldeias. Entre as mais atraentes estão Tomb of Hasan ibn Hasan, local de peregrinação e a aldeia quase deserta, Al-Hajarayn. Mesmo sendo muito antigo, o Iêmen continua sendo um dos mais pobres países árabes. Nas últimas décadas, tornou-se uma local de grupos terroristas.

shibam-yemen-12 wadi-dawan-2[6] wadi-dawan-6[3]


12345...102030...